"Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhoram nem tomam em consideração as condições dos animais." (Abraham Lincoln)



quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dia da TERRA

E porque hoje é o dia da Terra vou partilhar convosco pequenos conselhos diários para sermos cada vez mais amigos do planeta e da natureza. Afinal ela acaba sempre por se revoltar!! Pensem nos vulcões, tempestades, cheias, secas, extinção de animais pelas alterações climáticas, degelos, subida do nível do mar...
Pensem e não se esqueçam que tudo depende de nós!!

Poupar água – é um bem escasso, muitas pessoas não tem agua potável para beber durante dias, e nós somos uns sortudos, por isso fechem a torneira quando tomam banho, lavam a louça, lavam os dentes, etc...
Poupar electricidade – assim reduz-se a produção de petróleo, a menos que esta seja gerada por energias renováveis (sol, vento...). Desliguem os aparelhos da corrente durante a noite, não deixem a TV em modo stand-by, e apaguem as luzes quando saem de uma divisão para a outra. E mudem as lâmpadas para as ecológicas, são muito boas!!
Andar mais de transportes – eu sou um exemplo disso. E hoje em dia até já há boas acessibilidades e cumprem os horários.
Partilhem o carro – mesmo que levem mais 3 pessoas no carro (amigos, familiares, vizinhos), quase toda a gente trabalha em Lisboa (lol) e já é uma boa medida para o ambiente e para a vossa carteira. Em vez de pagarem a gasolina durante o mês inteiro, só pagam durante uma semana, porque as despesas são divididas :) Óptima ideia!!
Reciclar – muito importante, principalmente o vidro! Toca a pintar os caixotes lá de casa de verde, azul, amarelo e cinzento (lixo orgânico).
Usem mais papel de rascunho – eu já oiço esta há imenso tempo aqui no escritório! E se puderem não imprimam!
Dêem as roupas ou outros acessórios que já não usam – esta é muito fácil! Não deitem nada fora!
Não comprem os sacos de plástico nos supermercados – façam as contas por todos os € 0,02 que já demos aos supermercados desde o início do ano quando fomos comprar alguma coisa? Eu reutilizo os que tenho em casa! Simples!
Reduzam o consumo de carne – Eu sei que há muito boa gente que gosta imenso de carne e tal! Mas a produção animal (aliás a matança animal) é uma das actividades mais poluentes do mundo. Já não digo para serem vegetarianos, mas eu estou a tentar implementar esta medida :) não é difícil! Podem comer carne! Duas vezes por mês?


Passem estes conselhos aos vossos contactos!
Temos que alargar esta consciência!
O planeta não vai ficar calado por muito mais tempo!
NÃO sou eu que digo isto!
Foi o Al Gore e uma data de cientistas que percebem muito mais disto do que nós!
Carla R.

1 comentário :