"Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhoram nem tomam em consideração as condições dos animais." (Abraham Lincoln)



segunda-feira, 2 de março de 2009

Meditação do Duque de Gândhia à morte da Rainha Santa Isabel


Reza a história que Duque de Gândhia nutria grande amor pela Rainha Santa Isabel de Portugal.

Após a sua morte, o Duque aguardou para ver partir a sua amada mas, naquele tempo, como os transportes eram escassos e as urnas vinham de cavalo, o corpo levou meses a chegar.
Já perto da sua amada, o Duque de Gândhia rezou este poema e jurou nunca mais falar.
E, desde então, nunca mais ninguém ouviu a sua voz até ao dia de sua morte.


Para mim... o poema mais lindo da vida!




"Nunca mais

A tua face será pura limpa e viva

Nem o teu andar como onda fugitiva

Se poderá nos passos do tempo tecer.


E nunca mais darei ao tempo a minha vida.


Nunca mais servirei senhor que possa morrer.


A luz da tarde mostra-me os destroços

Do teu ser.

Em breve a podridão

Beberá os teus olhos e os teus ossos

Tomando a tua mão na sua mão.


Nunca mais amarei quem não possa viver

Sempre,

Porque eu amei como se fossem eternos

A glória, a luz e o brilho do teu ser,

Amei-te em verdade e transparência

E nem sequer me resta a tua ausência,

És um rosto de nojo e negação

E eu fecho os olhos para não te ver.


Nunca mais servirei senhor que não possa viver sempre.

Nunca mais amarei senhor que possa morrer.


Sophia de Mello Breyner Andresen

Sem comentários :

Enviar um comentário