"Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhoram nem tomam em consideração as condições dos animais." (Abraham Lincoln)



segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Mãe...

Lembro-me do primeiro poema que aprendi na escola e lhe escrevi:

"Que verdade linda o nascer encerra.
Eu nasci de ti como a flor da Terra!"
Acho que nenhum filho ou filha chega a acreditar que um dia mais tarde se vai tornar a "irritante" imagem e semelhança da "chata" da Mãe de quem tanto ama e aperceber-se que chega mesmo a repetir frases e gestos "ipsis verbis" como ela os ditou, uns mais do nosso agrado que outros, no entanto, eis-nos agora tão preocupados com ela, como um dia já a vimos preocupada connosco...
É um bocadinho "Cést lá méme choise avec ce pendant!"... e para bom entendedor meia palavra basta!
Certo é que não há nada como deitar a cabeça no colo da nossa Mãe e deixar que a voz dela saia e o soninho nos chegue e embale tal como ter a certeza de que, ainda que com quase 40 anos, é o beijinho dela que mais depressa sara o nosso dói-dói, é o riso dela que mais nos conforta, é a cumplicidade mais cumplice, a amizade mais sincera e o amor mais profundo que alguém pode ter por outro alguém!
E se um dia ela me faltasse... que eu sei que não vai acontecer (já me garanti com Deus)... tudo perderia o sentido!
Tudo isto para LHEagradecer por ser quem é, como é (chata, senão não seria Mãe), minha (sobretudo) muito minha, e pedir-lhe desculpa por todas as vezes em que... por este ou por aquele motivo não consegui, não fui ou nem sequer tentei ser a filha que ela esperava (também cá está a dose de mau feitio!).
ACIMA DE TUDO...
AMO-TE !

Vai ser Natal...

E tu não estás...


Quando o amor morre, morre. Com o tempo temos que aceitar a morte e temos que dizer adeus, sem acusações, sem protestos, porque quando alguém morre o que nós podemos fazer mais?...
Com o tempo nós mesmo temos que perceber que essa é a natureza das coisas: elas começam e um dia terminam.



Buda diz: "Tudo o que acontece no tempo está condenado a morrer.
Então aceite - essa é a natureza das coisas."


Mas, é muito complicado aceitarmos a morte de um nosso amor.
Afinal, amar, é uma das únicas coisas que nos mantém vivos.
Senão a única.

E tu continuas sem estar...

(Só me continuo a questionar porque me deixaste tão só... )

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Uma Lágrima e Um Sorriso de Khalil Gibran

"Deixai-me dormir. Minha alma está embriagada de amor.
Deixai-me descansar. Minha alma está saturada de dias e noites.
Acendei as velas e os incensórios em volta da minha cama, e espalhai sobre meu corpo pétalas de rosas e de jasmins; e perfumai meu cabelo com almíscar; e despejai essências odoríferas sobre meus pés. Depois, olhai e lede o que a mão da morte houver escrito sobre minha fronte.
Deixai-me mergulhado nos braços do sono. Minhas pálpebras estão cansadas da luz.
Tocai a lira e deixai as ondas de suas notas metálicas acariciar meu ouvido.
Soprai as flautas e os pífaros, e tecei com suas melodias um véu em volta de meu coração impaciente por parar.
Cantai canções suaves e estendei os pensamentos mágicos como um leito para minhas emoções; depois, procurai a luz da esperança nos meus olhos.
Secai vossas lágrimas, ó companheiros. E erguei vossas cabeças como as flores levantam seus cálices à chegada da aurora. E vede a deusa da morte em pé como uma coluna de luz entre meu leito e o espaço. Retei vossa respiração e escutai comigo o roçar de suas asa brancas...
Evaporou-se a música das ondas do mar, e no trigal apagou-se a melodia dos arroios, e silenciaram as vozes das aglomerações humanas.
Agora, ouço somente a canção da Imortalidade, que se harmoniza com as inclinações da alma...
Não perturbeis o repouso do éter com adjurações e rituais. Mas deixai vossos corações regozijarem-se comigo e glorificarem a sobrevivência e a eternidade.
Não useis luto por mim em sinal de tristeza, mas vesti o branco e alegrai-vos.
E não faleis com lamentos da minha partida, mas fechai os olhos e me vereis convosco agora, amanhã e sempre...
Envolvei-me em terra fina e, junto com cada punhado, depositai sementes de açucena, de rosas e de jasmins. e elas germinarão e absorverão os elementos do meu corpo, e ao crescer espalharão aos quatro ventos o perfume do meu coração, e levarão ao sol os segredos de minha alma e dançarão com a brisa, e vagarão no vento para reconfortar o caminheiro.
Deixai-me agora, ó filhos da minha mãe. Deixai-me só e caminhai com passos mudos, como caminha a quietude nos vales desertos.
Deixai-me com Deus e espalhai-vos, calmamente, como o sopro de abril espalha as flores das amendoeiras e das macieiras.
Voltai a vossas casas, e lá encontrareis o que a morte não pode levar nem de mim nem de vós.
Deixai este lugar. O que procurais já está longe, longe deste mundo..."

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Quando eu morrer...

Quando eu morrer, deixarei atrás de mim tudo o que possuo e levarei tudo o que sou.... menos os momentos que passei contigo!

Deixarei de existir para todos os que mais me amam mas ficarei ali mesmo, como um suspiro, como um sopro do mar, mesmo ao teu lado, de mão dada sem toque, acompanhando, gemendo e chorando a saudade que terei de ti...


Recordarei todos os momentos em que te vi cair e levantar, em que te acompanhei na Vida, nos momentos francamente mais importantes, e naqueles em que mais precisaste que te ouvissem...

Terei a certeza, então, que não fui o melhor mas também não fui o pior de todos: fui quem fui e deixei todo o meu legado em ti para que me recordes com a saudade que te deixo e com a qual te levo.


Esperarei pacientemente o dia do nosso reencontro e de braços abertos te acolherei tal como no dia em que eu morrer outros farão comigo.

mas, por agora, descansa... ainda não chegou a minha hora!


um anjo

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Falar sobre a Saudade...



"O luto significa a realidade de um amor que não morreu dentro de nós. De um amor que - por ser tão grande e profundo, por ser tão... único - não pode ser esquecido ou substituído enquanto durar o tempo de afastamento." (P. Geraldo)


Visitei o blog da Fernanda Z. e Miguel Falabella falava sobre a Saudade...

Ele dizia:

"Em alguma outra vida, devemos ter feito algo de muito grave para sentirmos tanta saudade (...) Mas a saudade mais dolorida é a saudade de quem se ama. Saudade da pele, do cheiro, dos beijos (...) Saudade da presença, e até da ausência consentida (...) Você podia ficar na sala e ela no quarto, sem se verem, mas sabiam-se lá.Você podia ir (...) mas sabiam-se onde.Você podia ficar o dia sem vê-la, ela o dia sem vê-lo, mas sabiam-se amanhã. (...) Saudade é basicamente não saber. Saudade é não saber mesmo! Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos, não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento, não saber como frear as lágrimas diante de uma música, não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche. Saudade é nunca mais saber de quem se ama, e ainda assim doer. Saudade é isso que senti enquanto estive escrevendo, o que você, provavelmente, está sentindo agora depois que acabou de ler... "

E nesse momento senti imensa Saudade...
Foi inevitável não chorar...
Tive saudade daqueles momentos tão únicos e expressivos onde bastava um olhar para nos compreendermos... bastava o toque, o cheiro, o saber da presença...

Hoje resta saber que estamos juntas, que choro e que ela, ainda que ao meu lado pedindo para não mais o fazer, ainda que abanando a caudinha mínima, sabe que não a vou mais pegar ao colo, abraçar, apertar...

Saudade... o meu eterno luto!



quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O Poder de um sorriso...

Um sorriso não custa nada, mas cria muitas coisas... e quem me conhece sabe que disto percebo eu!

Ainda que nem nos apeteça, e que nem a Vida por vezes não nos permita ter vontade para tal...

... dura só um momento, mas a sua lembrança perdura pela vida a fora para quem o recebe!

Não se pode comprá-lo, mendigá-lo, pedi-lo emprestado ou roubá-lo!

Mas também não tem utilidade nenhuma enquanto não é dado...

Por isso se no teu caminho encontrares uma pessoa, por demais cansada para te dar um sorriso, deixa-lhe o teu, pois ninguém precisa tanto de um sorriso quanto aquele que não tem mais nenhum para oferecer.

O teu sorriso será tão precioso para essa pessoa que no momento em que ela o receber sentirá a magia da felicidade incendiar o seu viver, e de gratidão retornará também um belo e meigo sorriso. É inevitável!

Por isso, conservem este brilho de alegria em vosso rosto, pois mesmo que você não percebam, através do vosso sorriso, todos nós transmitimos para as pessoas que caminham ao nosso lado, a nossa Força, Alegria, Fé e Coragem! Transmitimos tudo o que nos impele a caminhar!

Comecem por experimentar atender o telefone a sorrir...


Um anjo

quarta-feira, 4 de novembro de 2009



'A compaixão pelos Animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode-se afirmar com certeza que quem é cruel com os Animais não pode ser uma boa pessoa.'

(Arthur Schopenhauer)